Como viajar gastando pouco e não deixar de curtir as férias

clothes-travel-voyage-backpack

Já é final de outubro e é impossível não pensar nas férias. Fora as férias escolares e universitárias, a maioria das pessoas tira uns dias de folga no período do verão. Com a situação econômica menos favorável está mais complicado viajar, mas se você é desses que espera o ano inteiro para poder sentir novos ares, se organize: é possível viajar gastando pouco.

#Escolha o destino certo

map-443602_1920

Com o dólar alto, todas as passagens de avião (inclusive nacionais) estão mais caras. Então escolha um destino nacional ou dentro da américa do sul.

Mas não pense apenas no valor da passagem, pesquise o valor da hospedagem, alimentação, transporte e atrações no local. O Priceoftravel.com tem uma lista das cidades mais baratas para viajar. 

#Pesquise a melhor maneira de chegar lá

sea-sky-beach-holiday

Fique atento a promoções de passagens aéreas, há sites como o Melhores Destinos que divulgam promoções de última hora que realmente valem a pena. Também há vários sites que comparam valores entre companias e dias, como o Voopter.com.

Porém, mesmo com promoção, se o seu destino não é longe, você deve estudar se não é mais barato ir de ônibus ou de carro. 

#Estude hospedagens alternativas

feet-morning-adventure-camping

Hoteis podem ser muito caros, mas há muitas outras alternativas. Você pode alugar um quarto ou uma propriedade inteira direto do proprietário em sites como o Airbnb.com. Essa opção normalmente vale a pena quando você não está viajando sozinho.

Você também pode procurar hostels. Você pode optar por um quarto compartilhado para economizar bastante, ou, se não está disposto, procure um quarto privado – ainda é mais barato que hotéis.

Há opções ainda mais econômicas como acampar e pedir hospedagem no couchsurfing.com – onde pessoas oferecem um lugar em sua casa sem custo algum.

Importante: não tente economizar escolhendo uma hospedagem muito longe do lugar em que você irá circular. Você pode acabar gastando a diferença em transporte.

#Pense antes de fazer uma refeição

eating-601581_1920

Comer faz parte da experiência de viajar, mas isso não quer dizer que você precisa comer fora em todas as refeições. Ir no supermercado e comprar coisas pasa fazer um lanche no seu quarto pode ser muito interessante. Além disso, um rápida pesquisa na internet pode te indicar restaurantes bons e baratos e como fugir daqueles restaurantes caros feitos para turistas.

#Planeje como vai se locomover

hitchhiker-691581_1280

Pesquise opções de transporte e inclua o gasto no seu planejamento. Evite taxi sempre que puder. Se for preciso, pesquise o caminho que você irá fazer e saiba a distância para não ser enganado.

Caminhe o máximo que puder. Caminhar pela cidade é sempre uma ótima maneira de conhecer o lugar (e não gastar).

#Escolha as atrações

2114720561_e050b5e3f7_b

Há atrações dos mais variados preços. Toda cidade tem muitos lugares para ir de graça, como parques, feiras, centros comerciais, prédios históricos – priorize essas atrações. Depois, faça uma lista das atrações pagas que você tem vontade de ir e escolha entre elas. É preciso que os valores caibam no seu orçamento.

#Planeje e faça um orçamento

office-620822_1920

Planeje bem os seus gastos para não se endividar. Entenda quanto você irá gastar passagem, hospedagem, transporte e estipule um orçamento diário para gastar durante a viagem. E claro, controle os seus gastos durante as férias.

Bom viagem :)

 

Leave a Reply